MANAUS VOLTARÁ A TER VOOS PARA LISBOA A PARTIR DE NOVEMBRO, CONFIRMA TAP AIR PORTUGAL
A TAP Air Portugal retorna com os voos de Manaus para Lisboa (PT) a partir do dia 4 de novembro. O anúncio foi feito pelo diretor da TAP Air Portugal para as Américas, Carlos Antunes, que declarou nesta quarta-feira (14) que essa é a 13ª rota da empresa no Brasil, com voos inicialmente três vezes na semana, por meio da aeronave Airbus 321, e as passagens já estão disponíveis no site da companhia aérea via Belém (PA). A empresa operou voos na capital amazonense de 2014 a 2016.
“Nós consideramos que Manaus é o coração da Amazônia. Tem a Zona Franca, todo o apelo da sustentabilidade, o potencial ecoturístico que representa para Portugal. É uma rota que será um grande sucesso. Nós vamos fazer o nosso trabalho na divulgação dos atrativos do Amazonas. Sem contar o fato de que uma rota aérea é um canal de comunicação e desenvolvimento. Temos certeza que isso é uma contribuição positiva para o estado do Amazonas”, declarou Antunes.
Durante o verão europeu, apesar da suspensão temporária dos voos para Porto Alegre, em virtude das enchentes ocorridas neste ano, a TAP Air Portugal oferece 95 voos semanais para o Brasil, uma média de 13 voos por dia, com saídas de 13 capitais de estados brasileiros.
“Apesar de ter interrompido os voos no Amazonas, nós sempre fizemos visitas regulares à região. Os passageiros que saíam conosco direto de Manaus, passaram a sair por outras saídas”, ponderou Antunes.
O diretor destacou o programa Portugal Stopover.
“O Brasil é o principal mercado de utilização de stopover. Nós transportamos já em 2023, mais de 200 mil passageiros que iam para algum destino além de Lisboa e decidiram usar o stopover para ficar até dez dias em Portugal. Ou seja, no mesmo preço do bilhete, se tem duas viagens e dois destinos. Nós reunimos cerca de 100 parceiros que oferecem, aproximadamente, 300 opções exclusivas a quem está no programa stopover”, detalhou.
Expansão
A companhia aérea vive um momento de expansão.
“Temos os dados atualizados dos passageiros que se originam em Manaus, no Amazonas, e depois viajam através dos nossos voos saindo, por exemplo, de Belém ou Fortaleza. É uma boa ocasião para retornamos. E o momento certo é 2024. Nós estamos em franca expansão em número de voos. De 2023 a 2024 crescemos cerca de 20% em números de voos, passamos de 80 para 96 voos por semana”, pontuou diretor.
O diretor analisou que a companhia aérea já ultrapassou a capacidade operação de antes do período pandêmico.
“Ao longo de 2021, 2022 e 2023 nos concentramos em reestabelecer o que tínhamos antes da pandemia. O nosso marco temporal sempre era comparado com 2019: número de frequência, passageiros, receitas e vendas. Este ano, a comparação é com 2023 e já estamos lançando rotas novas”, analisou.
Antunes também adiantou que a pauta da sustentabilidade ambiental faz parte da empresa.
“Como companhia aérea a sustentabilidade ambiental é muito forte. Temos no nosso plano de sustentabilidade ações mais grandiosas como utilização de combustível ecológico. Mas, temos questões pequenas como: evitar a ter a bordo material plástico de uso único, utilizar utensílios recicláveis e reutilizáveis”, frisou.
Sobre a companhia
A TAP foi eleita por 10 anos consecutivos a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards, em reconhecimento do seu serviço de excelência. Além disso, recebeu em 2023 o MICE Award de Melhor Companhia Europeia.
A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.
A CRÍTICA*
Nenhum comentário