POSIÇÃO DOS CORPOS INDICA QUE PASSAGEIROS FORAM ALERTADOS SOBRE QUEDA DE AVIÃO EM VINHEDO

(Foto: Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação)

Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), Mauricio Freire, diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) do estado de São Paulo, declarou que a posição na qual a maioria dos corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo foi encontrada sugere que eles podem ter sido avisados sobre a queda.

A maioria das vítimas estava na posição de “brace”, com a cabeça entre os joelhos e os braços envolvendo as pernas. Esta é uma postura de segurança que ajuda a reduzir os impactos em casos de pouso forçado.

“Grande parte das vítimas encontradas estava com as mãos preservadas. Eu não sei se houve um comando da tripulação de que estavam em emergência ou se as pessoas perceberam, com essa queda acentuada, mas muitos corpos estavam naquela posição [de “brace”], o que não aconteceu na TAM. [Naquele caso,] eles estavam na posição normal, quando a aeronave entrou no prédio”, afirmou Mauricio Freire.

A equipe de peritos do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo identificou todas as 62 vítimas do acidente com a aeronave da Voepass ocorrido em Vinhedo, no interior do estado, na última sexta-feira (9). Os trabalhos foram finalizados na noite de quarta-feira (14), e os familiares de todas as vítimas já foram informados.

As identificações das vítimas foram realizadas principalmente por meio do reconhecimento de impressões digitais, além de outros métodos, como comparações de radiografias, exames odontológicos das arcadas dentárias, fotos de tatuagens, entre outros. Não foi necessário recorrer ao exame de DNA.

A partir desta sexta-feira (16), o IML retomará os atendimentos normais. Das 62 vítimas, 40 foram identificadas por impressões digitais, sete por digitais e outras características físicas, e 15 apenas por características físicas.

Até agora, 41 corpos já foram liberados para as famílias. Os restos mortais de um cão que estava a bordo do voo foram entregues à família dos donos do animal. Os profissionais do IML central seguem realizando os procedimentos necessários para a liberação dos corpos restantes.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário