DESCIDA DO RIO NEGRO PODE LEVAR À INTERDIÇÃO DA PRAIA DA PONTA NEGRA

(Foto: Divulgação)

A descida incomum do Rio Negro, causada pela forte seca no Amazonas, pode resultar na interdição da Praia da Ponta Negra. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a situação está sendo acompanhada em conjunto com os órgãos de segurança e dados técnicos.

Nesta terça-feira (10), foi informado que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) emitiu um documento solicitando um acompanhamento e um laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) sobre as condições de balneabilidade e a variação natural do nível do rio, com suas subidas e descidas.

Se necessário, a praia poderá ser interditada para garantir a segurança dos banhistas, como ocorreu em 2 de outubro de 2023. Na ocasião, o nível do rio atingiu uma cota mínima de segurança de 16 metros, o que, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2013, levou à interdição.

Ainda assim, a Prefeitura de Manaus afirma que, antes de adotar novas medidas, está realizando inspeções, análises e medições da praia em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o SGB.

É importante destacar que a medição realizada nesta quarta-feira (11) aponta que o nível do rio está em 17,21 metros. O nível das águas caiu 26 centímetros nas últimas 24 horas, assim como no dia anterior.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário