GOVERNO FEDERAL INVESTIGA DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL CONTRA MINISTRO DOS DIREITOS HUMANOS
O governo federal iniciou investigações para apurar quatro denúncias de assédio sexual envolvendo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. As denúncias foram divulgadas na última quinta-feira pelo site Metrópoles e confirmadas pela ONG Me Too Brasil, organização dedicada ao combate a crimes de assédio. Inicialmente, a ONG havia informado a existência de mais de 10 casos, incluindo denúncias de assédio moral.
Silvio Almeida, por meio de nota e vídeo publicados na quinta-feira (5), negou veementemente as acusações, classificando-as como “ilações absurdas”. Ele afirmou que não cometeu os atos denunciados e solicitou, ele próprio, uma investigação para esclarecer os fatos. O ministro também acionou a Justiça com um pedido de interpelação judicial contra a ONG Me Too Brasil, requerendo detalhes sobre as denúncias e informações sobre o encaminhamento dado a elas.
Entre as supostas vítimas de assédio estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Até o momento, Anielle não se manifestou publicamente sobre o caso. A nota da ONG que confirma as denúncias, não menciona nomes de vítimas, incluindo o da ministra.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, publicou uma foto na madrugada desta sexta-feira (6) em que aparece beijando a testa de Anielle Franco. A imagem, sem legendas ou comentários, foi interpretada por ministros do governo como um elemento que agrava a repercussão inicial das denúncias.
Fontes do Palácio do Planalto confirmaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende tomar uma decisão sobre o caso ainda nesta sexta-feira, após conversar com a ministra Anielle Franco, considerada peça-chave nas investigações internas.
O desdobramento das investigações deverá ocorrer nos próximos dias, com o governo federal analisando as informações obtidas e determinando os próximos passos a serem tomados diante das denúncias.
*Fonte: Portal Tucumã
Nenhum comentário