HELICÓPTERO VENEZUELANO COM 240 KG DE DROGAS É INTERCEPTADO EM MANAUS
Na tarde desta segunda-feira (09), um helicóptero da Venezuela que transportava cerca de 240 kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Manaus. Segundo as autoridades, a aeronave venezuelana entrou em território brasileiro sem autorização.
A interceptação ocorreu próximo à capital amazonense e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e integrada com a Polícia Federal (PF). Sem apresentar planos de voo, o helicóptero entrou em território brasileiro e o Comae rapidamente o detectou e monitorou a sua situação.
De acordo com os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), previstas no Decreto nº 5.144, o helicóptero venezuelano foi classificado como suspeito.
Um piloto da FAB foi quem observou a aeronave fazendo um pouso forçado em uma área de mata. Uma equipe da PF fez uso de um Black Hawk para se aproximar do local, e conseguiu apreender cerca de 240 kg de droga do tipo skank no helicóptero. Segundo a FAB, o piloto conseguiu fugir antes da chegada da polícia.
“Nossa abordagem à soberania do espaço aéreo é completa, abrangendo desde a vigilância até as ações de apreensão no solo, especialmente na região de fronteira, sempre em cooperação com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Essa é uma das principais competências que a FAB oferece ao Estado Brasileiro”, destacou o Major-Brigadeiro João Campos Ferreira Filho.
* AM POST
Nenhum comentário