VIAGENS DE BARCO EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO AM SERÃO PAUSADAS DEVIDO A GRANDE SECA DOS RIOS

(Foto: Divulgação)

A seca severa que atinge os rios da região ameaça isolar ao menos 37 cidades do interior do Amazonas nos próximos dias. A redução do nível das águas já afetou 90% das embarcações que transportam passageiros e cargas para esses municípios, forçando alterações de rotas e redução da capacidade de transporte.

Com as atuais condições de navegação, as embarcações estão operando com apenas 45% da capacidade de passageiros e 25% da capacidade de carga. A continuidade das viagens pode ser inviabilizada caso o nível dos rios continue a baixar.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam) informou que os proprietários das embarcações estão priorizando o transporte de itens essenciais, como alimentos e medicamentos. Veículos, equipamentos pesados e cargas de grandes dimensões estão sendo deixados de lado, devido ao risco de encalhe em áreas de pouca profundidade.

João Rufino Júnior, diretor-presidente da Arsepam, destacou que a autarquia monitora diariamente a situação das linhas de transporte e mantém contato constante com as associações de armadores. Segundo dados da Arsepam, o Amazonas possui 136 embarcações operando em 116 linhas, das quais 90% estão sob algum tipo de restrição devido ao calado dos rios, impactando diretamente a capacidade de transporte na região.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário