ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE EXPOSIÇÃO ‘MULHER, A FORÇA DA NATUREZA: AMAZÔNIA’ E ALERTA SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Foto: Miguel Almeida e Mariana Gurgacz

A arte como ferramenta de conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebe na terça-feira (22/10), a partir das 10h, a abertura da exposição “Mulher, a Força da Natureza: Amazônia”. Estarão expostas no hall da Assembleia, de 22 de outubro a 10 de novembro, um total de 10 fotos de mulheres que lutam contra o câncer de mama. Idealizada pelo projeto “Lute como uma garota”, a exposição é uma realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, que tem como presidente a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos); o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC) e Eucatur.

Além da mostra, a programação contará com apresentação da cantora Fátima Silva e palestra no auditório Beth Azize (4º andar da Casa), abordando aspectos sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama com o médico Sebastião Mardem, especialista em Mastologia.

“Fizemos esse material ano passado, no Ateliê Cláudio Andrade. É um trabalho incrível executado pela fotógrafa Mariana Gurgacz, que traz um alerta sobre o câncer de mama e ao mesmo tempo resgata a autoestima das mulheres ao mostrar a beleza por trás da luta contra a doença”, diz a ativista social Brenda Graziela, líder do projeto “Lute como uma garota”.

Para a deputada Alessandra Campelo, a exposição insere o Poder Legislativo nas ações do Outubro Rosa, mês em que os diversos atores sociais e instituições estão envolvidos na conscientização sobre o câncer de mama.

“O nosso mandato também trabalha a pauta da saúde da mulher e a Procuradoria Especial da Mulher, enquanto órgão do Poder Legislativo, também está inserida nas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são importantes para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade”, destacou a deputada.

Nenhum comentário