‘CINECLUBE’: PRODUTORA AMAZONENSE EXIBE CURTAS NACIONAIS NA PRÓXIMA QUINTA
Debates e apresentações de curtas brasileiros marcam o novo encontro promovido pela produtora amazonense DuploFilme, que acontece na próxima quinta (03), de 18h às 21h, no Cineteatro Guarany, localizado no centro de Manaus. Com capacidade de 94 lugares, o espaço será palco do “Cineclube da Oficina DuploFilme”, que exibirá de forma gratuita seis obras audiovisuais escolhidas a dedo.
Sem necessidade de inscrição prévia do público e com classificação indicativa mínima de 16 anos, a sessão será comandada por Henrique Amud e Ricardo Manjaro, sócios da produtora amazonense ao lado de Alex Jansen. Os curtas selecionados são de diferentes unidades federativas do Brasil, incluindo Amazonas, Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais.
Após 84 minutos de exibição, haverá uma interação com o público sobre as obras, que foram dirigidas e/ou distribuídas pelos profissionais responsáveis pelo projeto. “O recorte dos curtas selecionados envolve filmes que foram produzidos pela DuploFilme e/ou que foram distribuídos por mim em outra empresa onde trabalho, o que nos dá também a chance de apresentar ao público amazonense alguns curtas que percorreram festivais no Brasil e no exterior”, explica Amud, que é produtor, roteirista, pesquisador e coordenador de estratégia de festivais, trabalhando tanto na capital amazonense quanto no Rio de Janeiro (RJ).
O Cineclube encerra o “Ciclo de Oficinas DuploFilme de Cinema e Distribuição”, que contou com quatro oficinas sobre diferentes áreas do fazer cinematográfico no fim de setembro, durante a 6ª edição do “Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte”, e foi contemplado por meio do edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo.
“Obeso Mórbido” (dirigido por Diego Bauer e Manjaro), “Controle” (também com direção de Manjaro), “Ode” (dirigido por Diego Lisboa), “Tiro de Misericórdia” (com direção de Augusto Barros), “Queime Este Corpo” (dirigido por Denis Cisma e Mauricio Bouzon) e “Cassandra” (com direção de Paula Granato) compõem a lista de curtas-metragens escolhidos para o novo encontro.
Formado em Direção Cinematográfica e Direção de Fotografia pela AIC São Paulo, o cineasta Manjaro pontua que ambos os idealizadores do projeto gostam bastante do formato do Cineclube e, por isso, decidiram encerrar todo o ciclo com esta ação.
“Nesse formato, podemos fazer uma sessão exclusiva de curtas com a nossa curadoria e ter a chance de discuti-los com o público após a exibição. Escolhemos curtas que levam em conta os tópicos apresentados nas oficinas. É mais uma oportunidade para os amantes de cinema conhecerem obras criadas por diferentes talentos do país”, enfatiza.
Serviço:
O quê: “Cineclube da Oficina DuploFilme”
Quando: quinta (03), de 18h às 21h
Onde: Cineteatro Guarany, localizado na Villa Ninita, anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro, que fica na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro
Mais informações: @duplofilme.am (Instagram)/ duplofilme@gmail.com (e-mail)
Programação
Obeso Mórbido (2018, AM) – 14 minutos
Dirigido por Diego Bauer e Ricardo Manjaro
Elenco: Diego Bauer, Victória Muller, Wallace Abreu
Sinopse: Diego é um ator que era obeso e emagreceu 43 quilos em dois anos. Ele precisa lidar com as inseguranças e possibilidades que esse novo corpo representa.
Controle (2023, AM) – 13 minutos
Dirigido por Ricardo Manjaro
Elenco: Rafael Cesar, Leonel Worton, Aline Cassiano, Samuel De Souza Ramos, Alexandre Mourão, Karol Medeiros, Álex Jansen, Luiz Gustavo Azevedo, Augustto Gomes
Sinopse: Quando traumas do passado distorcem o senso de justiça de um aspirante a vigilante noturno, os domínios do controle atingem seus limites mais desconfortáveis.
Ode (2023, BA) – 15 minutos
Dirigido por Diego Lisboa
Elenco: Harildo Déda, Rita Assemany, Ricardo Castro
Sinopse: Um conto de natal e expressionista sobre o último sopro de vida. Uma Ode ao vazio e ao preenchimento.
Tiro de Misericórdia (2022, MG) – 17 minutos
Dirigido por Augusto Barros
Elenco: Isabél Zuaa, Johnny Massaro
Sinopse: O sol ilumina o casal na cama. Ao levantar-se, o rapaz evidencia seu embaraço diante da anfitriã. No correr do dia a casa transforma-se num templo solene. Ela sai da condição de amante para a de sacerdotisa. Ele, transforma seu embaraço em confissão.
Queime Este Corpo (2023, SP) – 19 minutos
Dirigido por Denis Cisma e Mauricio Bouzon
Elenco: Patrick Sampaio, Estrela Straus
Sinopse: Durante uma longa e violenta guerra civil no Brasil, um casal se muda para uma casa no meio da floresta para começar uma nova vida. Mas a descoberta de um corpo enforcado na mata transforma o sonhado refúgio em um capítulo ainda mais assustador em suas vidas.
Cassandra (2023, SP e DF) – 06 minutos
Dirigido por Paula Granato
Elenco: Paula Granato, Bianca Terraza, Diego Borges
Sinopse: Após uma noite de bebedeira, o comportamento e ações de Cassandra são duramente questionados por sua amiga Fernanda, obrigando as duas a lidarem com estranhos acontecimentos dentro da casa.
FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário