DECISÃO SOBRE RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO SERÁ TOMADA NESTA SEMANA

(Foto: Divulgação)

O governo deve decidir, nesta quarta-feira (16), sobre o retorno do horário de verão ainda neste ano. A proposta foi sugerida como uma forma de diminuir os custos com a produção de energia durante o período de seca severa no país.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a implementação do horário de verão pode gerar uma economia de aproximadamente R$ 400 milhões para o Brasil.

Isso ocorre porque haveria um melhor aproveitamento das usinas eólicas e solares, reduzindo a necessidade de recorrer às termelétricas, que têm um custo significativamente maior para produzir energia.

Além disso, a equipe do ONS deve apresentar, ainda nesta terça-feira (15), novos estudos que mostram que a retomada do horário de verão seria vantajosa. Com base nessa análise, o Ministério de Minas e Energia vai avaliar a situação e decidir se o governo reativará ou não o sistema.

O horário de verão foi extinto no Brasil em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, por ser considerado ineficaz em relação às mudanças nos hábitos da população.

Entretanto, a ideia voltou a ser discutida como uma solução para conter a alta no preço da energia, que vem subindo constantemente nos últimos meses.


*FONTE: PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário