EXPOSIÇÃO “SINHÁS DA MINHA VIDA” REVELA A TRADIÇÃO E BELEZA DAS INDUMENTÁRIAS DA SINHAZINHA DA FAZENDA
divulgação |
A exposição “Sinhás da Minha Vida – Um Olhar Sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda” está em cartaz desde ontem na Casa de Artes, localizada no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. A mostra reúne dez indumentárias da Sinhazinha da Fazenda do boi-bumbá Caprichoso – item número 7 dos 21 do Festival Folclórico de Parintins – criadas pelo figurinista e artista plástico Paulo Rojas. A visitação ao espaço ocorre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita.
De acordo com Rojas, a montagem da exposição foi realizada com muito cuidado e carinho.
“Quero criar uma atmosfera que transporte o público para a magia das apresentações do boi Caprichoso, mas com um toque especial que reflete a proposta mais lúdica das peças reproduzidas. Cada figurino está exposto de forma a destacar seus detalhes, enaltecendo a utilização de material sustentável e criando uma experiência visual harmoniosa e consciente”, explica o artista.
Rojas conta que, para a exposição, escolheu as peças mais representativas da cultura local entre as mais de 30 já produzidas por ele para o item. “São indumentárias de anos diversos, que se eternizaram na memória do Festival Folclórico de Parintins. Entre os figurinos reproduzidos estão: Sonho do Boto Cor de Rosa, Floresta, Teatro Amazonas, Biodiversidade – A Sinfonia da Floresta, Guardiã dos Quelônios, Encanto dos Rios, Festa de Sonhos: Brincar de Boi, Artesanato em Poema, Belle Époque e Arara Azul”, revela.
divulgação |
As peças foram recriadas de modo mais lúdico, utilizando cores, formas e materiais que surpreendem e encantam. “Espero que todos saiam da exposição não apenas com um novo olhar sobre o item Sinhazinha da Fazenda, mas também com uma reflexão sobre a importância de unir tradição e modernidade, arte e consciência ambiental. Será um passeio por 30 anos de história, mas com um olhar voltado para o futuro”, acrescenta.
Paulo Rojas, que faz parte do boi Caprichoso desde 1995 e já criou indumentárias para Adriane Viana, Karine Medeiros e Thainá Valente, destacou ainda que a exposição contará com textos descritivos sobre cada um dos modelos selecionados. “Todas as peças expostas possuem legendas específicas, com linguagem simples, onde são explicados detalhes do processo criativo”, enfatiza.
Sobre a expectativa, o artista diz que é “grande” e que está “muito feliz e emocionado em poder compartilhar esse projeto”. “É uma oportunidade única de revisitar minha trajetória e celebrar o legado do Caprichoso com uma nova perspectiva. Espero que as pessoas se encantem com as releituras dos figurinos e se sintam inspiradas a ressignificar o conceito de moda, valorizando a moda sustentável e o respeito ao meio ambiente. O público pode esperar uma experiência visual rica e emocionante”, conclui.
Nenhum comentário