FORÇAS ARMADAS MOBILIZAM MILITARES PARA GARANTIR VOTAÇÃO NO 2° TURNO EM MANAUS
Mais de 1570 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira estarão atuando a partir deste sábado (26) na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) em Manaus, onde ocorre o 2° turno do pleito eleitoral.
A operação incluirá a utilização de 119 viaturas, 7 embarcações e 1 aeronave que darão apoio e suporte durante a operação em 229 locais de votação. O objetivo é assegurar que todos os eleitores, incluindo os que moram em comunidades rurais, possam exercer seu direito ao voto. Ativado através da Portaria do Ministério da Defesa nº 4462, de 18 de setembro de 2024, o Comando Conjunto Amazônia 2024 reúne as Forças Armadas para implementar o plano operacional das eleições. A operação é realizada em cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), conforme a Constituição Federal e o Decreto Nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e apuração das eleições.
Com essa mobilização, as Forças Armadas reafirmam sua capacidade logística e segurança em garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto, mesmo em tempos desafiadores. Atuação no primeiro turno
No primeiro turno mais de 5.600 militares das Forças Armadas atuaram na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) em 63 municípios da Amazônia Ocidental, garantindo com sucesso o pleito eleitoral. Neste ano, a situação foi desafiadora, isso porque a Amazônia Ocidental enfrenta a maior seca da história, o que afetou severamente as calhas dos rios Solimões, Purus e Juruá.
Apesar das dificuldades logísticas, a sinergia entre as três forças armadas possibilitou o sucesso dos trabalhos nessas localidades, garantindo que os moradores mais isolados da Amazônia Ocidental tivessem a oportunidade de exercer seu direito ao voto.
Nenhum comentário