MAIS DE 60 AVES SÃO ENCONTRADAS MORTAS DURANTE OPERAÇÃO AMBIENTAL NO AMAZONAS

 


Durante a Operação Safari Amazônico, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, mais de 60 aves foram encontradas mortas na comunidade Novo Remanso, no município de Itacoatiara, interior do Amazonas. A operação, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, teve como objetivo combater crimes ambientais na região.

Os animais estavam presos em uma rede de caça ilegal que havia sido instalada para proteger frutos da palmeira açaí. Entre as espécies encontradas estavam curicas-verdes, maracanãs-do-buriti, maitacas-roxas, periquitos, tucanos, araçaris, sanhaços, bem-te-vis e até morcegos. A grande diversidade de espécies afetadas chamou a atenção das autoridades, ressaltando o impacto devastador das armadilhas na fauna silvestre.

No local, foi encontrado um funcionário que afirmou que a rede havia sido colocada pelo dono da propriedade para proteger os frutos do açaí. No entanto, o uso de redes dessa forma é ilegal e pode causar a morte de diversas espécies protegidas por lei. O dono do terreno foi multado em R$ 242.500 pela morte dos animais e o funcionário foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.



AM POST*

Nenhum comentário