MINISTRA DA SAÚDE PROMETE TODA ASSISTÊNCIA AOS AFETADOS EM CASOS DE TRANSPLANTES DE HIV

 

DIVULGAÇÃO

Nesta sexta-feira (11/10), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se pronunciou sobre o grave incidente ocorrido no Rio de Janeiro, onde pacientes foram infectados com o vírus HIV após receberem órgãos contaminados em transplantes. A ministra garantiu que o governo federal prestará toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares, além de reforçar as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para lidar com a situação.

Nísia Trindade expressou sua preocupação e destacou a importância de uma resposta rápida e eficaz. “Estou em missão institucional pelo governo brasileiro e trabalhando junto à equipe do Ministério da Saúde para tomar todas as providências necessárias frente à grave situação no estado do Rio de Janeiro”, afirmou a ministra, que participa do Encontro de Ministros de Saúde do G7, na Itália, durante esta semana.

Diante do ocorrido, o Ministério da Saúde determinou, entre outras ações, a interdição cautelar do laboratório particular PCS Saleme, localizado no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), no Rio de Janeiro. A medida foi tomada após constatação de que a contaminação dos pacientes teria ocorrido em decorrência de falhas no processo de triagem dos órgãos transplantados. O laboratório é responsável por realizar exames de compatibilidade e detecção de doenças infecciosas em doadores de órgãos.

Nísia Trindade enfatizou que, além da interdição do laboratório, o governo está comprometido em dar total suporte aos afetados. “Essa situação nos leva a uma providência imediata. Prestaremos toda a assistência a essas pessoas e a seus familiares”, garantiu a ministra.



AM POST*

Nenhum comentário