QUASE 34 MILHÕES DE BRASILEIROS VOLTAM ÀS URNAS NESTE DOMINGO
Marcelo Casagrande / Agencia RBS |
No Rio Grande do Sul são cinco cidades que escolherão seus prefeitos neste domingo: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.
Além de Porto Alegre, outras 14 capitais têm segundo turno neste pleito: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP).
De acordo com a Constituição, somente pode haver segundo turno para a disputa da prefeitura nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para isso ocorrer, é preciso que nenhum candidato ao cargo tenha obtido mais da metade dos votos válidos na primeira etapa do pleito.
Se faltou no primeiro turno, pode votar?
A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação um pleito independente para efeito de comparecimento dos eleitores. Ou seja: a ausência no primeiro turno não impede a pessoa de exercer o direito de voto na segunda etapa de votação.
Preocupação com abstenção
Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) mostrou preocupação com o elevado número de abstenção em algumas cidades gaúchas. Com o maior índice da Região Metropolitana, Canoas recebeu atenção especial da Corte entre o primeiro e o segundo turno.
A abstenção no terceiro maior colégio eleitoral do Estado ficou em 31,83% — atrás apenas de Uruguaiana (33,79%), Santana do Livramento (33,08%) e Itaqui (32,71%). Em Porto Alegre, o índice foi de 31,51%, o mais alto entre as capitais brasileiras.
Fonte TSE
Nenhum comentário