QUESTÕES MACHISTAS SÃO ANULADAS DE PROVA DE CONCURSO PARA PROFESSORES NO RJ

(Foto: reprodução)

Participantes do concurso público para o cargo de professor da Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, manifestaram indignação com o teor de duas questões da prova de Língua Portuguesa, aplicada neste domingo (13). Após a apresentação de recursos, ambas as questões foram anuladas por serem consideradas machistas. A prova foi elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

As questões controversas traziam frases consideradas ofensivas às mulheres. A primeira pedia que o candidato identificasse o item que “não contém uma crítica ao fato de a mulher falar demais”, com alternativas como: “A língua da mulher não cala nem depois de cortada” e “Há mil invenções para fazer as mulheres falarem, e nem uma só para as fazer calar”.

(Foto: reprodução)

Já a segunda questão solicitava a identificação de frases de comparação, com opções como: “A mulher é como um defeito da natureza” e “As mulheres são como robôs: têm no cérebro uma célula a menos e, no coração, uma célula a mais”.

(Foto: reprodução)

Em nota, a Prefeitura de Macaé repudiou o conteúdo, classificando-o como “ofensivo”. A FGV também se posicionou, afirmando que as questões não estavam “alinhadas aos princípios da Fundação” e informou que a pontuação será atribuída a todos os candidatos.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário