SURTO DE GRIPE H1N1 DEIXA DOIS ESTUDANTES MORTOS E MOBILIZA AUTORIDADES DE SAÚDE

Foto: Reprodução

Goiás está em estado de alerta após um surto de gripe H1N1 que já resultou na morte de dois estudantes e colocou três escolas sob investigação. Duas das instituições afetadas estão localizadas em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana. A Secretaria Estadual de Saúde instaurou uma sala de situação para monitorar o aumento dos casos e tomar medidas emergenciais de controle.

As mortes recentes incluem uma adolescente de 12 anos, aluna de uma escola em Goiânia, que faleceu no domingo (13), e um menino de 5 anos, que estudava em Aparecida de Goiânia e morreu na terça-feira (15). A Secretaria de Saúde está investigando a possível relação entre os casos e tem intensificado as ações de vacinação e conscientização nas escolas e na comunidade.

O estado já contabiliza 6.044 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2024, com mais de 500 óbitos, sendo 241 provocados pelo vírus H1N1. O número de mortes representa um aumento alarmante de 65% em comparação ao ano anterior. Somente nas últimas semanas, 47 novos casos de H1N1 foram confirmados em Goiás.

Para conter o avanço do vírus, o governo estadual reabriu mais de 20 salas de vacinação em Goiânia, facilitando o acesso ao imunizante, e reforçou as campanhas de prevenção. A Secretaria de Saúde tem reforçado a importância da vacinação, especialmente para os grupos de risco, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades, com o objetivo de prevenir novos casos graves e evitar mais mortes.

O estado segue em alerta, monitorando a situação de perto, enquanto autoridades trabalham para evitar que o surto de H1N1 se espalhe ainda mais.


*FONTE: PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário