URNAS APRESENTAM FALHAS E SÃO SUBSTITUÍDAS EM MANAUS

Foto: José Cruz / Agência Brasil



Seis ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas na manhã deste domingo (27), em Manaus. Duas urnas precisaram ser substituídas segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). 

“Registramos apenas seis ocorrências com urnas eletrônicas. Em quatro casos foi preciso reinicializar o equipamento, um processo normal, em duas situações foi preciso substituí-las”, enfatizou o secretário Leandro Simão, da Tecnologia da Informação do TRE-AM.

Ainda segundo Leandro, nesse processo eleitoral são 4.060 urnas eletrônicas para as 13 zonas eleitorais de Manaus, incluindo as que serão utilizadas normalmente e as de contingência.

A coletiva de imprensa foi conduzida pelo desembargador João Simões, presidente da Corte Eleitoral, e contou com a presença de diversos magistrados e servidores, incluindo o desembargador Airton Gentil, vice-presidente e corregedor do TRE/AM, que apresentou números gerais sobre o segundo turno em Manaus. Ao todo, são 1.446.315 eleitores em Manaus; 479 locais de votação, distribuídos entre zonas urbanas e rurais, com 21 mil mesários, magistrados e colaboradores mobilizados para garantir a realização e a ordem do pleito.

Balanço de outras ações

O juiz Jean Pimentel, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no Amazonas, relatou que a comissão identificou 12 pontos de “derrame de santinhos” em zonas eleitorais, prática que também é considerada irregular, neste domingo – até o final da manhã. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle de Manaus (CICC) interveio em duas situações, com atendimento rápido pelas concessionárias de água e energia.

Para assegurar o deslocamento dos eleitores, foi assegurada a circulação de 1.150 ônibus, com 350 agentes de trânsito monitorando as vias e mais de 50 fiscais observando o cumprimento da gratuidade do transporte coletivo durante o horário estipulado pelo TRE neste domingo.

Em relação aos crimes eleitorais registrados pelas forças policiais até o final da manhã, em Manaus, foram contabilizadas quatro ocorrências: uma ocorrência por prática de boca de urna na Escola Municipal Francisco Pereira, no bairro de Flores. Em outro caso, um eleitor violou o sigilo do voto ao fotografar a urna eletrônica no momento da votação na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, no bairro Nova Cidade.

Além disso, duas situações de compra de votos foram identificadas: uma no bairro Compensa, onde três suspeitos foram detidos, com material de campanha apreendido; e outra no bairro Novo Aleixo – neste caso, seis pessoas foram detidas, uma delas foi flagranteada pela Polícia Federal.


De maneira geral, os desembargadores João Simões e Airton gentil destacaram que o pleito está transcorrendo de forma tranquila e ordeira, com a expectativa de que o dia se encerre sem maiores.

As eleições municipais deste domingo (27), tem como objetivo escolher o novo prefeito da capital amazonense. Concorrem ao cargo, o candidato a reeleição David Almeida (Avante) e o capitão Alberto Neto (PL).


Com informações da assessoria 


Nenhum comentário