VEJA O QUE FUNCIONARÁ NOS PONTOS FACULTATIVOS DOS DIAS 25 E 28 DE OUTUBRO NO AMAZONAS

 

reprodução

Foi decretado ponto facultativo nos dias 25 e 28 de outubro para as repartições públicas, autarquias e departamentos do Governo do Estado. O calendário leva em consideração datas como o aniversário de Manaus, comemorado no dia 24, e o Dia do Funcionário Público, no dia 28 de outubro. Serviços essenciais nas áreas de saúde e segurança serão mantidos nesse período.

A população continuará tendo acesso aos serviços essenciais, com o funcionamento de unidades de saúde, delegacias e outros locais de primeira necessidade. O decreto já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Na capital, o ponto facultativo será válido para os dias 25 e 28, enquanto no interior será apenas no dia 28. O decreto também prevê compensação de horas em unidades de ensino da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, se necessário.

Entre os serviços mantidos estão as centrais de flagrantes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e os atendimentos de urgência e emergência de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, com plantão de 24 horas.

Funcionam os seis prontos-socorros, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). Os SPAs e UPAs atenderão casos de urgência de baixa e média complexidade, enquanto os prontos-socorros (três adultos e três infantis) seguirão com o atendimento de casos graves. O atendimento às gestantes também será mantido nas maternidades.

No interior, os 61 municípios possuem unidades hospitalares que prestarão atendimento de urgência e emergência diariamente, em regime de plantão.

As unidades que realizam consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas, retomarão as atividades no dia 29 de outubro. Essas unidades não realizam agendamentos nos fins de semana e feriados, portanto, não haverá necessidade de remarcação de consultas.

As fundações de saúde, como a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) e a Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), manterão seus atendimentos de emergência e internação em regime de plantão 24 horas.

Na área de segurança, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) continuará com o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve utilizar os números 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará disponível para socorro através do número 193.

As delegacias da Polícia Civil terão um esquema especial para o feriado prolongado. Somente as centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) operarão em plantão 24 horas, além das Delegacias Especializadas, como a de Crimes Contra a Mulher (DECCM), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS). Delegacias especializadas em roubos, furtos e defraudações também seguirão funcionando apenas para registro de ocorrências. Os demais DIPs e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades no dia 29 de outubro.

O registro de ocorrências pode ser feito online por meio do site da Delegacia Virtual.

Cidadania Os programas sociais como o Prato Cheio e os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) não funcionarão durante o feriado e ponto facultativo. As atividades retornam no dia 29 de outubro.

O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) centro-sul funcionará normalmente em regime de plantão 24 horas, e o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) no interior retomará o atendimento no dia 29 de outubro.

Os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) também voltarão a funcionar no dia 29.

Nenhum comentário