‘AINDA ESTOU AQUI’, DRAMA BRASILEIRO COTADO AO OSCAR, ESTREIA NO CINEMA

(Foto: Divulgação)

O aguardado filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou em Rio Branco na última quinta-feira (7), no Cine Araújo, localizado no Via Verde Shopping. O longa, que já é o representante do Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, traz à tela uma emocionante narrativa inspirada na vida de Eunice Paiva, uma das maiores ativistas de direitos humanos do país.

A trama acompanha Eunice, interpretada com maestria por Fernanda Torres, que assumiu um papel transformador ao se tornar advogada e defensora dos direitos humanos após o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar. Na pele de Eunice, Torres recebeu elogios fervorosos da crítica internacional, sendo inclusive cotada para uma indicação ao Oscar. Sua performance já é considerada uma das mais intensas e comoventes de sua carreira, e alguns críticos afirmam que sua atuação é capaz de arrancar lágrimas e reflexões profundas sobre justiça e resiliência.

Para o diretor Walter Salles, que em Central do Brasil (1998) trouxe à atriz Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar, Ainda Estou Aqui marca um retorno ao gênero que consagrou o cineasta: dramas de fundo social que mergulham em histórias de superação e dignidade. É também um reencontro entre Salles e Montenegro, que faz uma participação especial no longa, trazendo uma carga simbólica ao filme. Juntos, eles esperam repetir o sucesso de Central do Brasil, última produção brasileira a figurar na premiação da Academia na categoria de filmes internacionais, anteriormente chamada de Melhor Filme Estrangeiro.

Com direção delicada e roteiro sensível, o filme também propõe uma reflexão sobre as feridas deixadas pela ditadura militar brasileira, um tema que ainda ressoa fortemente na sociedade atual. Walter Salles constrói uma narrativa que exalta a luta de Eunice Paiva como símbolo de resistência, dignidade e coragem, atributos que definem uma geração de mulheres à frente de seu tempo.

A lista dos filmes pré-selecionados para o Oscar será anunciada pela Academia de Hollywood em 17 de dezembro, e os entusiastas do cinema brasileiro aguardam com ansiedade a possibilidade de ver Ainda Estou Aqui se firmar como um dos finalistas na disputa pelo prêmio mais cobiçado do cinema mundial.


*FONTE: PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário