‘AR IRRESPIRÁVEL’: MANAUS SOFRE COM FUMAÇA INTENSA

(Foto: Alexsandro Filho / Portal Tucumã)

Nesta segunda-feira (04), a cidade de Manaus amanheceu encoberta por uma densa camada de fumaça, afetando a qualidade do ar e a saúde dos moradores pelo segundo dia consecutivo. A situação é alarmante em diversos bairros, onde a poluição do ar atingiu níveis preocupantes, sendo classificada como “ruim” ou “muito ruim” na maior parte da cidade.

Na zona Norte, o bairro Cidade Nova apresenta um índice de qualidade do ar de 81.9, um nível considerado “muito ruim”, assim como nos bairros Parque 10 e Armando Mendes, na zona Centro-Sul, Nossa Senhora Aparecida, na zona Sul, e Coroado, na zona Leste de Manaus. Outras áreas, como Compensa, Aleixo, Morro da Liberdade, Mauazinho e Tarumã, também registram níveis de poluição superiores a 70, classificados como “ruim”.

Como se prevenir

Especialistas recomendam que a população adote medidas de proteção para amenizar os impactos na saúde, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. As orientações incluem evitar atividades físicas ao ar livre, manter-se hidratado e, sempre que possível, permanecer em ambientes fechados e ventilados.

Para os que precisarem sair de casa, o uso de máscaras é altamente indicado, uma vez que pode ajudar a reduzir a inalação de partículas prejudiciais.

Causas da fumaça

A fumaça que hoje encobre Manaus é consequência das queimadas e do aumento dos focos de incêndio em todo o estado do Amazonas. Com o período de estiagem prolongado, os incêndios florestais têm se intensificado, contribuindo para a liberação de grandes quantidades de fumaça na atmosfera.

Além dos problemas respiratórios, a situação agrava a crise ambiental e coloca em risco a fauna e flora da região. As autoridades estão monitorando a situação e buscam controlar os focos de incêndio, mas o cenário continua crítico e a população espera que uma chuva traga alívio nos próximos dias.


*FONTE: PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário