‘CICLONE BOMBA’ DEVE ATINGIR O BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS
O fim de semana será marcado por instabilidades climáticas em várias regiões do Brasil. A Climatempo prevê que uma nova frente fria se formará nesta sexta-feira (8) no Sudeste, trazendo umidade da Amazônia e aumentando a possibilidade de temporais intensos em estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, leste de Minas Gerais, Centro-Oeste, Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros diários, acompanhados por ventos de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Enquanto isso, a região Sul deve experimentar uma leve estabilização no clima, com temperaturas amenas e menos chuvas. No Nordeste, o tempo tende a permanecer firme e seco, com exceção do sul da Bahia, que pode enfrentar temporais isolados ao longo do fim de semana. No domingo (10), a frente fria deve avançar em direção ao sul da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, e o corredor de umidade pode estender as chuvas do Amazonas até Rondônia, Tocantins, norte de Goiás e Pará.
Para a próxima semana, meteorologistas estão monitorando a possível formação de um ciclone-bomba no Oceano Atlântico, um fenômeno caracterizado pela rápida intensificação de uma área de baixa pressão. Embora previsto para se afastar da costa brasileira, o ciclone poderá provocar ventos fortes de até 80 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de ressaca e aumento das ondas.
Mesmo com o afastamento do ciclone, os efeitos do fenômeno devem ser sentidos no Sul, elevando a intensidade dos ventos e o risco de tempestades nas áreas costeiras. A Defesa Civil alerta para que moradores e turistas fiquem atentos às atualizações meteorológicas e tomem precauções nas áreas próximas ao litoral, onde as condições podem se tornar perigosas durante o evento.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário