ERRO DE CONTROLADOR QUASE CAUSA COLISÃO ENTRE DOIS AVIÕES

Foto: Alexandre Macieira / Riotur

Um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), revelou que um erro de um controlador quase resultou em um grave acidente entre dois aviões – um da Azul e outro da Gol – no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O incidente ocorreu em dezembro de 2020, mas o relatório só foi divulgado esta semana.

Segundo o documento, publicado na última terça-feira (29), os dois aviões comerciais, transportando juntos 231 passageiros e 11 tripulantes, chegaram a apenas 22 metros de distância de uma colisão. O avião da Azul, um Embraer ERJ-195, estava em voo vindo do Rio de Janeiro e preparado para pousar em Congonhas. No mesmo momento, um Boeing 737-800 da Gol, com destino a Salvador, aguardava na pista para iniciar a decolagem.

Enquanto a aeronave da Gol estava em espera, a Torre de Controle autorizou o pouso do voo da Azul na mesma pista. Após a tripulação da Gol informar que ainda estava na pista, o controlador instruiu o voo da Azul a arremeter. No final, as duas aeronaves ficaram a apenas 22 metros uma da outra, sem que houvesse danos materiais ou ferimentos entre os passageiros.

O controlador de voo envolvido, que tinha 11 anos de experiência, justificou o erro explicando que passava por problemas emocionais e tinha dificuldades para dormir, além de já ter sido afastado temporariamente por questões de saúde.


*FONTE: PORTAL TUCUMà 

Nenhum comentário