JULGAMENTO QUE PODE LEVAR À CASSAÇÃO DE DENARIUM DEVE OCORRER AINDA EM 2024
Após as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar até o final do ano alguns julgamentos importantes, incluindo a cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).
O processo que questiona o mandato de Denarium foi iniciado, mas foi suspenso em agosto. Chegou a ser pautado na semana passada, mas foi retirado da agenda no mesmo dia.
Nos bastidores do TSE, as acusações contra o governador são tratadas com seriedade. Denarium já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RO), e uma decisão desfavorável em Brasília pode resultar na convocação de novas eleições no estado.
Tanto o governador quanto o vice, Edilson Damião (Republicanos), negam as irregularidades e afirmam que não ampliaram programas sociais, justificando os repasses de recursos devido aos desastres climáticos no estado.
O processo envolve Denarium e Damião, que são acusados de promover reformas em casas de eleitores no âmbito do programa “Morar Melhor” em 2022, distribuir cestas básicas durante o ano eleitoral, transferir R$ 70 milhões para os municípios pouco antes do período vedado pela legislação eleitoral, realizar promoção pessoal de agentes públicos e aumentar os gastos com publicidade institucional.
Enquanto o julgamento de Denarium ainda não tem data definida, o TSE também precisa decidir até dezembro sobre 46 casos de registros de candidatura pendentes, incluindo prefeitos eleitos com questões judiciais ainda a serem resolvidas, para evitar incertezas nas cidades até a posse, prevista para janeiro de 2025.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário