LULA AFIRMA QUE MADURO É PROBLEMA DA VENEZUELA, NÃO DO BRASIL
Neste domingo (10) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou em entrevista à RedeTV! que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é uma questão interna do país vizinho e não do Brasil. A declaração ocorreu após uma série de desentendimentos entre os governos dos dois países, incluindo acusações de “agressão descarada e grosseira” por parte do governo Maduro.
Ao comentar a situação, Lula afirmou: “Eu aprendi que a gente tem que ter muito cuidado quando vai tratar de outros países e de outros presidentes. Acho que Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil. Desejo que a Venezuela viva bem, que cuidem do povo com dignidade. Vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida da Venezuela, e o povo venezuelano cuida do Maduro.” O presidente destacou seu foco em questões internas e a prioridade em resolver desafios domésticos.
A relação entre Brasil e Venezuela apresentou tensões desde março, quando o Itamaraty manifestou preocupação com o processo eleitoral na Venezuela, após uma candidata de oposição ser impedida de concorrer. Em julho, Maduro criticou o Brasil ao afirmar que as eleições brasileiras não eram auditadas, uma declaração desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mais recentemente, a exclusão da Venezuela do bloco dos Brics foi interpretada pelo governo venezuelano como uma possível ação influenciada pelo Brasil, aprofundando o distanciamento entre os dois países.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário