METEOROLOGIA PREVÊ CHUVAS VOLUMOSAS PARA AMAZONAS E BOA PARTE DO PAÍS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para várias regiões do Brasil neste fim de semana, com previsão de condições climáticas favoráveis a chuvas volumosas e ventos fortes. O aviso abrange áreas dos Estados da Região Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, incluindo o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e até o sul da Bahia.
O alerta é para chuvas com volumes significativos, que podem variar de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), ou de 50 a 100 mm por dia. Além disso, os ventos podem atingir até 100 km/h, o que aumenta o risco de diversos impactos na infraestrutura e na segurança da população. O Inmet alertou sobre a possibilidade de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, que podem causar transtornos em várias cidades das regiões afetadas.
A previsão é de que as chuvas se concentrem principalmente nas áreas do norte do Amazonas e Rondônia, no Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, além do sul do Tocantins, Goiás e Pará. Também estão previstas chuvas volumosas no sudeste da Bahia e em Minas Gerais. A combinação de volumes de chuva e ventos fortes pode criar condições perigosas para a população, principalmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e quedas de árvores.
Além da área de maior risco, o Inmet também emitiu alertas para outras regiões que sofrerão chuvas fortes, mas com risco mais baixo de impactos graves. As pancadas de chuva, com volumes entre 20 e 30 mm/h, poderão ocorrer no Acre, Amazonas, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. O Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro também terão períodos de chuva intensa com volumes semelhantes.
O alerta para essas áreas é mais moderado, com ventos que podem atingir até 60 km/h e chuvas que variam entre 20 a 50 mm/dia. Embora o risco de danos seja menor, há uma chance de alagamentos e quedas de árvores em áreas urbanas, principalmente aquelas com sistemas de drenagem deficientes. A previsão para essas regiões é de que as chuvas ocorram de forma mais esparsa, mas com intensidade significativa em alguns momentos.
Em algumas regiões, como o litoral sul de São Paulo, o litoral paranaense e o litoral norte de Santa Catarina, o Inmet prevê chuvas entre 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Nesses locais, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra é considerado baixo, mas é importante que os moradores fiquem atentos a qualquer mudança nas condições climáticas, especialmente nas áreas mais inclinadas e com histórico de pequenos deslizamentos.
A previsão também inclui uma área de risco moderado para o Recôncavo Baiano e Sergipe, com o desenvolvimento de uma zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este fenômeno meteorológico pode trazer volumes expressivos de chuva a partir de sábado (23) até terça-feira (26), impactando a faixa leste da Bahia e Sergipe. A ZCAS é conhecida por causar chuvas prolongadas, que podem resultar em alagamentos e transtornos nas regiões afetadas.
Diante da previsão de chuvas fortes e riscos associados, o Inmet recomenda que a população esteja atenta às orientações das autoridades locais e adote medidas de precaução, como evitar trafegar por áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante tempestades e garantir que as redes elétricas e de telefonia estejam protegidas contra quedas.
*Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário