PREFEITURA ESTUDA A CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DOS POVOS INDÍGENAS
DIVULGAÇÃO |
A Prefeitura de Manaus estuda a possibilidade de criar a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas. Um grupo de trabalho foi montado com participação de membros da gestão municipal e de líderes indígenas de Manaus e entorno. Eles se reuniram no fim de semana no 1° Encontro Amazônico de Indígenas em Contexto Urbano para delinear o modelo para funcionamento da pasta. A expectativa, segundo o secretário de Articulação Política, Walfran Torres, é que o documento seja entregue ainda nesta semana ao prefeito David Almeida (Avante).
Em diálogo - Caso seja criada, a pasta terá trabalho estatégico ligado ao atual Ministério dos Povos Indígenas e atuará na criação de políticas públicas para valorização da cultura indígena e suas respectivas aplicações no cotidiano dos serviços públicos municipais. Tudo encontra-se em nível de debate, mas o diálogo com os indígenas já havia sido indicado pelo próprio prefeito.
Nomes
O primeiro nome cotado para assumir a eventual pasta já tinha sido apontado por David: o da líder indígena Vanda Witoto, que o apoiou publicamente no segundo turno da eleição deste ano. Também têm apoio no movimento indígena o cacique Ismael Munduruku e o tuxaua Adail Munduruku, lideranças do Parque das Tribos.
Os nomes, segundo Walfran, não estão fechados e até seis pessoas foram apontadas. O desafio é criar uma proposta plural avalizada pelas lideranças indígenas para que, numa futura gestão, os possíveis atritos entre interesses divergentes dos próprios indígenas sejam evitados.
Um dia após a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Manaus, o prefeito David Almeida recebeu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) o secretário da seção política da embaixada dos EUA em Brasília, Alexander Gupman, que entregou ao gestor um presente deixado por Biden.
Em nome do presidente, Gupman deu ao prefeito uma necessaire com o brazão estadunidense e assinatura de Joe Biden marcada em couro azul. David devolveu a gentileza presenteando-o com uma escultura de madeira e uma garrafa de Amazon Air Water, água extraída da umidade da floresta amazônica, que custa US$ 175 cada 750 ml.
Cadeira da SEC
Ex-candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná é outro nome que surge nos bastidores com possibilidade de assumir a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Ex-rainha do Folclore do Boi Caprichoso e fiel escudeira do governador Wilson Lima (União) na Ilha Tupinanbarana, ela teve o nome vinculado à polêmica reunião investigada na justiça por uso da máquina pública nas eleições.
Convocação
A Associação Brasileira de Enfermagem-seção Amazonas (Aben-AM) convoca seus associados para participarem de uma Assembleia-Geral, de forma virtual pela plataforma Meet, no próximo dia 21 de novembro, a partir das 11h, para escolha de conselheiros e suplentes que vão atuar no Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) no triênio 2025-2027, prevista para ocorrer no próximo dia 5 de dezembro.
Convocação 2
A eleição visa preencher os assentos das entidades e movimentos sociais de usuários, das entidades de profissionais de saúde e das entidades de prestadores de serviços de saúde. A Aben-AM detém 16 cadeiras para conselheiros titulares e 16 para suplentes.
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL A CRÍTICA*
Nenhum comentário