SOLIMÕES SAI DO NÍVEL NEGATIVO EM TABATINGA E ENCERRA SECA NA CIDADE
(Foto: Agência Brasil) |
O rio Solimões, em Tabatinga, saiu oficialmente do nível de seca, segundo o sistema de monitoramento SACE, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Nesta segunda-feira (4), as águas chegaram a 1,13 metros, mas o rio já havia deixado o patamar de seca – de 55 centímetros na régua do SACE – nesse domingo (3), quando chegou a 56 centímetros de altura.
O alto crescimento já dava indícios na última quinta-feira (31), quando o Solimões estava em -90 centímetros. No primeiro dia de novembro, passou para -81, aumento de nove centímetros no nível. Já no feriado de Finados, em 2 de novembro, o rio amanheceu em -30 e fechou o dia com -8 centímetros.
No começo do domingo, já estava em 38 centímetros positivos, fechando o dia com 56 centímetros. Na manhã de hoje, o rio quase triplicou o nível em que estava na manhã de domingo ao chegar a 1,13 metros.
Na cabeceira do rio em Iquitos, no Peru, o Solimões chegou a 79,6 metros, crescimento de 31 centímetros em relação ao dia anterior. Após sofrer um repiquete, as águas se mantiveram crescentes desde o último dia 29 de outubro.
Na estação localizada no município de Fonte Boa, o rio subiu 41 centímetros desde o dia 26 de outubro, chegando a 7,96 metros nesta segunda-feira. Na estação de Itapéua, dentro dos limites do município de Coari, o Solimões registrou uma altura de 29 centímetros em 31 de outubro, mas não houve mais atualizações.
Variação
Em Manaus, o rio Negro marcou 12,17 metros nesta segunda-feira, um centímetro a menos que domingo. No entanto, as águas não sofreram queda durante o fim de semana, não seguindo o ritmo de repiquete da última semana e evitando que o rio voltasse ao nível da seca histórica de 12,11 metros.
Na estação de Curicuriari, no município de São Gabriel da Cachoeira, o rio também sofreu uma variação negativa de um centímetro e ficou em 7,27 metros na manhã de hoje. Já na estação do SACE localizada em Barcelos, o rio Negro subiu três centímetros entre domingo e hoje, chegando a 2,15 metros na região.
De acordo com o boletim do SGB/CPRM divulgado na semana passada, a previsão é de que o rio permaneça abaixo de 16 metros em Manaus nas primeiras semanas de novembro e inicie definitivamente o processo de cheia a partir da segunda quinzena do mês, tal qual ocorreu no ano passado.
fonte: A CRÍTICA
Nenhum comentário