SUPERMERCADO É AUTUADO POR VENDER AZEITE EXTRA VIRGEM DESCLASSIFICADO

Foto: Divulgação / Semsa



A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na quarta-feira (6), à operação “Verdade no Rótulo”, para fiscalizar a venda de alimentos falsificados ou sujeitos a adulteração nos supermercados da capital amazonense. um estabelecimento, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte, foi autuado por comercializar azeite extra virgem desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o diretor da Visa, Ewerton Wanderley, a equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) está inspecionando supermercados da cidade para verificar a presença de dois itens. “São lotes falsificados de leite em pó, depois que 452 latas contendo o produto foram apreendidas em um estabelecimento na zona Norte da cidade; e 29 marcas de azeite de oliva que tiveram a comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, após testes revelarem que os produtos vinham sendo adulterados com a adição de óleos vegetais de origem desconhecida”, informou.

No primeiro dia de fiscalização, foram inspecionados 19 supermercados, em todas as zonas da cidade. Apenas um estabelecimento, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte, foi autuado por comercializar azeite extra virgem desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O azeite foi apreendido pelos fiscais, e os responsáveis pelo supermercado irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras sanções eventuais. Nenhuma lata de leite falsificado foi encontrada durante as inspeções.

A operação “Verdade no Rótulo” continua com uma nova rodada de inspeções em supermercados. “Essa operação é uma resposta rápida da Prefeitura de Manaus a uma situação de risco sanitário. Nossa equipe irá continuar monitorando a ocorrência desses produtos nos supermercados da cidade, a fim de assegurar que nenhum deles venha a ser consumido pela população”, explica o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

A relação das marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para o consumo humano e cujo recolhimento foi determinado, está disponível na página do Mapa, no link.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.



Nenhum comentário