BASHAR AL-ASSAD SE REFUGIA EM MOSCOU APÓS REBELDES ASSUMIREM PODER NA SÍRIA
O ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, chegou à capital russa, Moscou, após forças lideradas por grupos islamistas entrarem em Damasco e encerrarem o governo da família Assad, que durou mais de 50 anos.
A confirmação do paradeiro de Assad foi feita na noite de domingo. Segundo um oficial do Kremlin, ele desembarcou em Moscou acompanhado de sua família, que também recebeu asilo, de acordo com a agência estatal russa TASS.
Durante a tomada de Damasco e o saque ao palácio presidencial, surgiram especulações de que Assad poderia buscar refúgio em países aliados, como a Rússia ou o Irã. Também foram levantadas hipóteses sobre uma possível ida aos Emirados Árabes Unidos, que tiveram um papel relevante nos últimos dias de sua administração.
Bashar al-Assad está acompanhado de sua esposa, Asma, e de seus filhos, que também se encontram na capital russa.
A Rússia optou por não intervir na situação síria neste momento. O presidente Vladimir Putin demonstrou disposição em acolher Assad, mas decidiu não se envolver de forma direta no conflito. As atenções do Kremlin permanecem voltadas para a Ucrânia, onde a Rússia lançou uma operação militar em 2022.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário