DATENA ESTREIA NO SBT CONCORRENDO CONTRA SEU PRÓPRIO FILHO
O SBT vive um momento de transição e reconfiguração em sua grade de programação após a morte de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil. O grande desafio da emissora é encontrar seu rumo em um cenário onde a figura do “patrão” não está mais presente para guiar suas decisões e dar aquele toque único que marcou a história do canal. No meio desse cenário de mudanças, o SBT aposta em uma nova estratégia ao contratar José Luiz Datena, um dos maiores nomes do jornalismo e do entretenimento brasileiro.
A estreia de Datena na emissora de Silvio Santos foi um dos eventos mais aguardados no setor de entretenimento e teve grande repercussão. O veterano apresentador deixou a Band, sua casa por anos, para tentar reposicionar a emissora na disputa pela audiência, especialmente nas tardes e noites. Com o novo programa “Tá na Hora”, Datena se une ao SBT em um momento delicado, em que a emissora tenta se reinventar e consolidar seu espaço diante de mudanças estruturais significativas e uma concorrência cada vez mais forte, como Globo, Record e Band.
A entrada de Datena no SBT aconteceu de forma rápida, com a criação de uma grade de programação às pressas. O “Tá na Hora” chegou para substituir o “Chega Mais” (2024), que saiu do ar de forma abrupta. A primeira dificuldade que o apresentador encontra é a forte concorrência, especialmente o programa “Brasil Urgente” da Band onde foi substituído por seu próprio filho, Joel Datena e o “Cidade Alerta” da Record, com Luiz Bacci, que segue isolado na vice-liderança de audiência.
Para piorar, o “Tá na Hora” entra no ar 45 minutos após o “Brasil Urgente”, em uma tentativa de atrair o público dos programas policiais, uma missão desafiadora, considerando que essas produções já têm uma base fiel de telespectadores.
Datena e o logo do Tá na Hora (Imagem: Montagem/SBT)
Durante sua estreia, Datena fez questão de homenagear Silvio Santos, afirmando que trabalhar no SBT representava a realização de um sonho. “Realizo o grande sonho da minha carreira, trabalhar na emissora do maior comunicador de todos os tempos”, declarou, emocionado. Ele também lembrou a admiração que sempre teve por Silvio, citando momentos marcantes de sua carreira, como sua participação no “Programa Silvio Santos”, quando foi elogiado pelo ícone da televisão brasileira.
A estreia também contou com a retomada da parceria de Datena com o Comandante Hamilton, que, como sempre, fez a cobertura das ocorrências policiais diretamente do helicóptero, trazendo imagens ao vivo e atualizações sobre o clima. A combinação entre Datena e Hamilton, que já tinha sido um sucesso em outras emissoras, foi uma das apostas da emissora para dar frescor ao novo projeto.
Mesmo com a experiência de anos em grandes audiências, o apresentador precisará não só atrair um público novo, como também conquistar o telespectador fiel que já acompanha esses programas nas outras emissoras. A estratégia do SBT é que o veterano consiga tirar a emissora do quarto lugar no Ibope e alcançar a vice-liderança, mas a tarefa não será fácil.
Em termos de programação, o SBT mudou a sequência do dia e fez com que o “Fofocalizando” passasse o bastão diretamente para o “Tá na Hora”. Essa alteração desvantajosa faz Datena disputar audiência com seu filho e mesmo assim demonstrou a confiança e a desenvoltura alcançando 2,9 pontos de média, enquanto a Band marcou 2,7.
Datena, que já demonstrou ser um craque ao vivo e em improvisos, teve um desempenho mais leve do que o esperado, algo que pode se revelar uma vantagem em um momento em que a emissora tenta se reerguer. Até mesmo brincou com a produção dando uma bronca na equipe. Vale lembrar que, apesar do sucesso em outros campos, ele também carrega a experiência recente da política, onde não teve o desempenho esperado, ficando com menos de 2% dos votos válidos na eleição para prefeito de São Paulo. É possivel que o impasse com o coach Pablo Marçal possa impactar a audiência.
A grande dúvida que fica é: será que ele conseguirá atrair esse público e fazer do “Tá na Hora” um novo sucesso, ou o SBT precisará reavaliar ainda mais sua estratégia no futuro? O tempo dirá.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário