ELON MUSK DECLARA APOIO A PARTIDO COM MEMBROS NAZISTAS NA ALEMANHA

(Foto: Reprodução / Instagram @elonrmuskk

O bilionário Elon Musk, conhecido por liderar empresas como Tesla e SpaceX, expressou apoio à Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de direita nacionalista, em um contexto de crise política na Alemanha. O governo de coalizão liderado pelo chanceler Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), foi dissolvido após perder um voto de confiança no parlamento, levando à antecipação das eleições para 23 de fevereiro de 2025.

As pesquisas eleitorais indicam que a coligação conservadora formada pela União Democrata-Cristã (CDU) e pela União Social-Cristã (CSU) lidera com 34% das intenções de voto, enquanto a AfD aparece com 19%, quase dobrando seu desempenho nas eleições de 2021.

Na sexta-feira, Musk publicou na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter): “Somente a AfD pode salvar a Alemanha”. A declaração foi feita junto a um repost de um vídeo da influenciadora alemã Naomi Seibt, que criticava Friedrich Merz, candidato à chancelaria pela CDU. Merz afirmou que não formará coalizão com a AfD.

Musk também respondeu a declarações do senador democrata americano Chris Murphy, que comparou a AfD a um “novo partido nazista”. Em sua resposta, Musk disse: “As políticas do AfD são idênticas às do Partido Democrata dos EUA quando Obama assumiu o cargo! Não acho que haja uma única diferença”.

O apoio de Musk foi reconhecido por integrantes da AfD, como Alice Weidel, colíder do partido e candidata ao cargo de chanceler. Em uma postagem no X, Weidel comentou: “Sim, você tem toda a razão, Elon Musk. Dê uma olhada também na minha entrevista sobre como a União Europeia afeta nossa economia e o impacto da política interna na Alemanha”. Beatrix von Storch, outra líder do partido, também elogiou as declarações do bilionário.

O governo alemão reconheceu as declarações de Musk, mas se absteve de comentar. Matthias Miersch, secretário-geral do SPD, afirmou que a Alemanha não precisa de influências externas na política nacional.

Com as eleições se aproximando, o cenário político alemão apresenta uma disputa entre forças tradicionais e partidos emergentes. Musk, por sua vez, amplia sua presença no debate político, manifestando-se em um momento de transição e incertezas para o futuro do país.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário