LAUDO APONTA QUE MÍSSIL DA RÚSSIA DERRUBOU AVIÃO NO CAZAQUISTÃO

Foto: Getty Images


Um avião da Azerbaijan Airlines caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25), causando a morte de pelo menos 38 pessoas. Segundo a Reuters, fontes no Azerbaijão indicam que a aeronave foi abatida por um sistema de defesa aérea russo. O Embraer 190 fazia a rota entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na Rússia, e foi desviado devido à forte neblina, tentando pousos alternativos antes de cair a três quilômetros do aeroporto de Aktau.

O incidente ocorreu em meio a tensões na região, onde sistemas russos de defesa aérea estão sendo usados contra ataques de drones ucranianos. A Ucrânia acusou a Rússia de disparar um míssil de defesa aérea contra o avião, enquanto autoridades russas afirmaram que a queda foi causada por uma colisão com aves. Fotografias mostram buracos na fuselagem, que, segundo um oficial ucraniano, não podem ser atribuídos a pássaros.

Andri Kovalenko, do Conselho de Segurança da Ucrânia, responsabilizou a Rússia por não fechar o espaço aéreo em Grozny, apesar de ataques de drones na manhã do mesmo dia. Ele afirmou que o avião foi deliberadamente enviado para Aktau, em vez de realizar um pouso de emergência em Grozny, o que poderia ter salvado vidas. O Kremlin pediu cautela nas conclusões sobre as causas do acidente.

A Azerbaijan Airlines suspendeu os voos para Grozny e Makhachkala até o fim das investigações, que contarão com especialistas brasileiros da Embraer. O acidente ocorre em um contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia, agravando as tensões na região desde a invasão russa em fevereiro de 2022.


Com informações Notícias ao Minuto

Nenhum comentário