MANAUS INICIA O MÊS DE DEZEMBRO COM QUALIDADE DO AR ‘MUITO RUIM’, APONTA MONITORAMENTO

 

REPRODUÇÃO


Neste domingo (1º), Manaus registra uma qualidade do ar considerada “muito ruim”, conforme dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). Especialistas alertam que, em condições como essa, a poluição do ar pode representar perigo para a população.

O monitoramento do Selva indica que a qualidade do ar é ruim em todas as zonas da capital amazonense. Nesta semana, o bairro mais afetado é o Parque Dez, na Zona Centro-Sul, que registrou níveis de poluição de 99,5 µg/m³. Para ser considerado de boa qualidade, o ar deve medir entre 0 e 25 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar).

Durante o ano de 2024 Manaus registrou pelo menos seis episódios em que a qualidade do ar foi ocorrência como prejudicial à saúde humana. Em todas essas ocorrências a principal causa foi a fumaça gerada pelas intensas queimadas que afetaram o estado nos últimos

Em outubro, o Amazonas registrou 2,5 mil focos de queimadas, tornando esse mês o segundo com maior número de ocorrências desde 1998, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já em novembro, o número caiu para 656 focos de calor.



FATO AMAZÔNICO*

Nenhum comentário