MANAUS INICIA O MÊS DE DEZEMBRO COM QUALIDADE DO AR ‘MUITO RUIM’, APONTA MONITORAMENTO
REPRODUÇÃO |
Neste domingo (1º), Manaus registra uma qualidade do ar considerada “muito ruim”, conforme dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). Especialistas alertam que, em condições como essa, a poluição do ar pode representar perigo para a população.
O monitoramento do Selva indica que a qualidade do ar é ruim em todas as zonas da capital amazonense. Nesta semana, o bairro mais afetado é o Parque Dez, na Zona Centro-Sul, que registrou níveis de poluição de 99,5 µg/m³. Para ser considerado de boa qualidade, o ar deve medir entre 0 e 25 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar).
Durante o ano de 2024 Manaus registrou pelo menos seis episódios em que a qualidade do ar foi ocorrência como prejudicial à saúde humana. Em todas essas ocorrências a principal causa foi a fumaça gerada pelas intensas queimadas que afetaram o estado nos últimos
Em outubro, o Amazonas registrou 2,5 mil focos de queimadas, tornando esse mês o segundo com maior número de ocorrências desde 1998, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já em novembro, o número caiu para 656 focos de calor.
FATO AMAZÔNICO*
Nenhum comentário