SOBE UMA ESTRELA, O SENADOR DITA AS NORMAS DA SUCESSÃO E WILSON LIMA ISOLADO NO PODER

                                      DEP FED SAULLO VIANNA/ SEN OMAR AZIZ
 

Pra quem começou sua vida pública em 2018, o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil-AM), pode se dizer que é um iluminado. Em 2018, se elegeu deputado estadual com pouco mais de 27 mil votos, em seguida em 2022, se elegeu deputado federal com 127 mil votos, e agora, alçado como presidente do clube de futebol mais popular do Amazonas, o Nacional, Saullo, através de seu padrinho, senador Omar Aziz. Pra coroar o início de carreira, no penúltimo dia do ano chega à Secretaria Municipal de Ação Social, guiado pelas mãos do prefeito David Almeida (AVANTE), fazendo parte de um "novo"  grupo político, que conta ainda com o nome do senador Eduardo Braga do MDB e outros dirigentes. Vale salientar que Vianna "abriu" do grupo do governador Wilson Lima, por questões até hoje não sabidas. 

Em se tratando de sucessão estadual, prevista para 2026, os pauzinhos já começaram a ser mexidos e o senador Omar Aziz (PSD), que de acordo com o jornalista Neuton Corrêa do Portal BNC, respira política 24 horas por dia, conta com o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida, além de apoios maciços no interior do Amazonas e nos principais colégios eleitorais como Parintins, Manacapuru, Coari, Itacoatiara e etc...Se as eleições fossem hoje, de acordo com o guru, double de jornalista e pissiqueiro de eleições, Durango Duarte ( o mesmo que disse que David Almeida e Roberto Cidade iriam pro segundo turno), O turco já estaria com as mãos no canudo de governador. Omar vai ter um desafio muito forte pela frente, arregimentar os votos da direita conservadora da cidade de Manaus com cerca de 80% de adeptos, além de um lastro muito grande de bolsonaristas, aliás, Bolsonaro que bateu de frente com o turco que presidiu a CPI da Covid, gerando vários e calorosos embates.

                                  GOV WILSON LIMA, ISOLADO E EM BAIXA NO PODER

E Wilson Lima, hein! que se elegeu governador para a surprêsa de muitos em confronto com o Negão, até que teve os primeiros quatro anos de trabalho de muitas conquistas, porém, nesta reeleição, parece que o poder lhe subiu à cabeça e se indispôs com várias lideranças, a começar com o prefeito David Almeida que lhes acenou com parceria que parecia eterna, porém, os acordos não foram firmados e o castelo começou a desabar. Omar Aziz, chegou a dizer que o governador bateu a porta na sua cara; outro foi o deputado Saullo Vianna, que, apesar de ser do mesmo partido, resolveu apoiar o candidato David Almeida à reeleição, assim como outros parlamentares que também aderiram ao prefeito de Manaus, e pra complicar de vez a maracangalha, Wilson se separa da mulher criando um incômodo nas hostes femininas. Se o governador quiser melhorar vou lhe dar uma dica: troque sua assessoria de imprensa,é muito fechada, pelo menos, um o sr. já mandou embora. Tem colegas da imprensa que não conhece a secretária de Comunicação.

Nas eleições municipais, o União Brasil, partido do paraense, elege seis vereadores, porém, seu fiel escudeiro, o presidente Caio André, fica pelo meio do caminho. Sua relação com o vice-governador não é bem católica e Tadeu de Souza apaniguado e "irmão" de David Almeida, disse que desde às eleições o governador não lhe dirige as palavras, e para surprêsa surreal, Tadeu se lançou pré-candidato a governador para 2026, nessse finalzinho de ano. Resta para Lima, algumas prefeituras do interior, mas com pouca relevância e densidade eleitoral. 

Para alguns interlocutores, Wilson já se aproximou de Omar Aziz, mas o turco é meio arredio e ainda não lhe estendeu a mão, quanto a David Almeida, a "noiva" das próximas eleições, pouco se sabe de aproximação, as feridas ainda estão abertas. Vale salientar que alguns vereadores adeptos do governador, tiraram fotos com David Almeida nesta última semana do ano, sinalizando apoio ao candidato do prefeito para presidente da Câmara Municipal de Manaus. 

Feliz 2025 a todos!

Nota da Redação: Conversando com alguns colegas, muitos falaram que Wilson fêz dois a zero contra David Almeida: O pagamento do Fundeb ao pessoal da educação e o pagamento da turma dos portais. É isso aí, enquanto alguns se refestelam com uma lauta mesa de frios, gelados, pato, porco e outros, algumas famílias de donos de portais vão passar um réveillon sombrio. Eu vou, mas eu volto! 

JOTA AUGUSTO - Radialista, Publicitário e Jornalista (Reg. 0001465/AM.)


Nenhum comentário