SUSPEITA DE FRAUDE LEVA PT A PEDIR CASSAÇÃO DA CHAPA QUE ELEGEU RENAN BOLSONARO
O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a cassação da chapa de vereadores do PL em Balneário Camboriú, devido a uma possível fraude na cota de gênero durante as eleições municipais.
Entre os vereadores eleitos que podem ser afetados pela denúncia está Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido aponta que, ao menos quatro candidaturas femininas apresentadas pelo PL seriam "laranjas", ou seja, teriam sido registradas apenas para cumprir a exigência legal de 30% de participação de mulheres nas chapas eleitorais. Segundo a denúncia, essas candidaturas não receberam votos expressivos nem apresentaram viabilidade eleitoral.
A legislação prevê que os partidos devem respeitar uma proporção mínima de 30% e máxima de 70% entre os gêneros para registro de candidaturas. A acusação afirma ainda que houve desequilíbrio no investimento de recursos entre candidatos homens e mulheres.
A defesa de Jair Renan informou que, até o momento, as partes não foram notificadas oficialmente. O Partido Liberal (PL) de Santa Catarina ainda não se pronunciou sobre o caso.
Nenhum comentário