VEJA MOMENTO EM QUE AVIÕES SE CHOCAM EM SOLO NO AEROPORTO DE CONGONHAS
Na manhã desta terça-feira (3), dois aviões da LATAM colidiram no pátio do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Entre os passageiros a bordo estavam o deputado federal Paulinho da Força (SD) e o ministro da CGU, Vinícius Carvalho. Os dois voos para o Centro-Oeste foram cancelados, mas as operações em Congonhas não foram afetadas.
O deputado também postou o momento em que o comandante avisou à cabine sobre a colisão. “Infelizmente, durante o nosso táxi, a princípio houve uma colisão com uma outra aeronave que estava iniciando o pushback para a partida. Informo que, devido a nossa segurança, vamos ter que retornar à posição para o check dessa aeronave. Agradeço a colaboração de todos”
Na ocorrência, o Airbus A320neo de matrícula PR-XBG, com pintura nas cores do Brasil, taxiava para decolagem cumprindo o voo LA3004, sua asa direita atingiu a cauda do A319 de matrícula PT-TMA, que se afastava da ponte de embarque para fazer o voo LA3176.
A Latam confirmou que todos foram desembarcados em segurança e afirmou que “o evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões”. As duas aeronaves foram retiradas de circulação para serem inspecionadas, os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia.
Como é possivel acompanhar no vídeo, a controladora autorizou o voo 3176 a fazer o “pushback” (ser empurrado para trás) e depois autoriza o taxiamento. Em seguida, liberou o voo 3004 a taxiar pela taxiway M (“Mike”) até a taxiway L (“Lima”), e ficar atendo à necessidade de fazer um desvio na área onde a M está em manobra.
O incidente ocorreu em baixa velocidade, sem registro de feridos. Os passageiros desembarcaram com segurança e receberam atendimento pela equipe da Latam. A Aena Brasil informa que as operações do aeroporto seguem normalmente, sem impactos na programação de voos.”
*Fonte: Portal Tucumã
Nenhum comentário