AÇOUGUE ILEGAL EM MANAUS É FECHADO; CARNE E ANIMAIS VIVOS SÃO APREENDIDOS
DIVULGAÇÃO |
MANAUS — A Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas) apreendeu 400 quilos de carnes impróprias para o consumo em um açougue clandestino no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, na manhã desta terça-feira (21).
Os produtos — carne e subprodutos dos animais abatidos ilegalmente — foram descartados no aterro sanitário de Manaus. Também foram apreendidos animais vivos vendidos no local sem autorização, como cabras, carneiro e galinhas.
O estabelecimento foi interditado e os responsáveis levados à delegacia para prestar esclarecimentos e depois liberados.
A fiscalização ocorreu a partir de denúncia feita à Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado. A comissão encaminhou a denúncia à Adaf e à Vigilância Sanitária.
“Havia comércio de produtos de origem animal no local sem qualquer garantia de sanidade, sem um processamento adequado, e oferecendo riscos aos consumidores. Como não havia nenhuma condição para consumo, os produtos foram descartados no aterro sanitário”, disse o técnico agropecuário Samuel Bernardo, da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf,.
O diretor-presidente da Adaf, José Omena, disse que a autarquia atua permanentemente no combate à produção e ao comércio clandestino de alimentos para preservar a saúde pública. “Não é justo que os empreendedores que trabalham corretamente, observando todos os cuidados sanitários, enfrentem a concorrência desleal da produção clandestina, que além de prejudicar a economia, também coloca em perigo a saúde das pessoas”.
AMAZONAS ATUAL*
Nenhum comentário