‘AINDA ESTOU AQUI’ VENCE PRÊMIO PRINCIPAL DO FESTIVAL DE PALM SPRINGS
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi reconhecido no último domingo (12) com o prêmio de “Melhor Filme Internacional” durante o Festival Internacional de Cinema de Palm Springs. O longa foi escolhido entre 35 produções indicadas à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar e recebeu o prêmio do júri da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
A justificativa do júri destacou a abordagem íntima e detalhada do filme sobre os horrores de uma ditadura. Segundo os críticos, o longa consegue retratar a gravidade da violência sob a perspectiva de uma mãe que luta por sua família e pela dignidade, evitando recorrer ao melodrama. O júri foi composto por Brian D. Johnson (Canadá), Marcelo Janot (Brasil) e Paola Casella (Itália).
Além deste reconhecimento, a atriz Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz de Drama por sua atuação no filme. O prêmio foi entregue pela atriz americana Viola Davis, reforçando o impacto internacional da produção.
Sobre o filme
“Ainda Estou Aqui” é uma produção do Globoplay que narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em diferentes momentos de sua vida. Eunice foi casada com Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), ex-deputado que, em 1971, foi preso, torturado e morto pela ditadura militar no Brasil.
A trama acompanha a luta de Eunice para que a morte de seu marido fosse oficialmente reconhecida, o que aconteceu apenas em 1996, além de abordar os desafios enfrentados por ela ao ser diagnosticada com Alzheimer em seus últimos anos de vida. Eunice faleceu em 2018, e sua história inspirou o livro escrito por seu filho, Marcelo Rubens Paiva, que serviu de base para o roteiro do filme.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário