DISCENTE DA UEA VIRALIZA EM REDE SOCIAL APÓS DEFENDER TCC DE MANEIRA INUSITADA
Foto: Divulgação |
O acadêmico Gabriel Freitas, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), repercutiu, positivamente, na rede social TikTok após mostrar sua vida de universitário e artista. No dia 11 de dezembro de 2024, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma forma inusitada: momentos antes de realizar um espetáculo no Teatro Amazonas, o que fez com o que o acadêmico estivesse fantasiado de uma personagem da peça.
O vídeo já atingiu mais de 150 mil visualizações. Com a notoriedade do vídeo, Gabriel destacou um sentimento de felicidade e gratidão com o apoio que recebeu e a identificação de outros artistas que se sentiram inspirados com a história do discente. “Fiquei muito feliz com a repercussão do vídeo, em ver pelos comentários as pessoas vibrando por mim e muitas se identificando. Quem é artista precisa se virar para conseguir sobreviver nesse país, nesse estado e nessa cidade, onde a arte e a cultura não são valorizadas”, disse Gabriel.
Defesa do TCC e Apresentação do Musical Natalino
A defesa de TCC do Gabriel foi realizada às 16h, mas Gabriel precisava estar às 14h para se preparar para do musical natalino “Pedro e Paula”, que faz parte da programação do “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
Diante da corrida contra o tempo, Gabriel posicionou uma placa na frente de seu computador informando que estava apresentando o TCC. E por estar caracterizado para o espetáculo que iria acontecer em seguida, a situação foi comunicada para o orientador, que compreendeu e informou a banca.
“Na hora da defesa, precisei sair do camarim pois o sinal de Internet não estava funcionando. Como não havia a possibilidade de controlar o fluxo de pessoas que transitavam pelo local, coloquei uma plaquinha escrito ‘Defesa de TCC’ para quem passasse entender o que estava acontecendo e não fazer muito barulho. Jamais pensei que defenderia meu TCC nessas circunstâncias. Mas o importante é que deu certo e consegui”, ressaltou o acadêmico.
Mesmo com a boa repercussão, a situação fez com que ainda surgissem dúvidas se o aluno seria reprovado pelo comportamento diante a apresentação do trabalho. Mas, de acordo com o Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) e o Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso, não há nenhuma restrição e impedimento que aponte a inviabilidade da realização da defesa de TCC do discente ser com outra vestimenta e acessórios.
Vida acadêmica x profissional artística
Em 2021, Gabriel ingressou na UEA no curso de Licenciatura em Geografia, pois sempre gostou da disciplina durante a trajetória escolar. E a ideia de ser professor lhe agradava, ao mesmo tempo em que sentia uma paixão pela arte. “Geografia era a minha matéria favorita na escola. Também gostava da ideia de ser professor, de interagir e trocar conhecimento com os alunos. Uma grande inspiração pra eu escolher a docência foi a minha mãe, que é pedagoga. Na infância, sempre a ajudava corrigindo as atividades dos alunos, cortando emborrachado e ornamentando feiras culturais” relatou.
Gabriel contou que desde criança sempre gostou de tudo que o envolvia artisticamente, e que durante o ensino médio se encontrou como artista. Na época em que entrou na universidade, Gabriel decidiu estudar cursos de Teatro Musical, fazer aulas de canto, dança e coral como forma de associar as duas áreas que gostava. “Em 2022 fiz meu primeiro trabalho remunerado como artista. Foi uma dupla jornada, estudava geografia e fazia os programas oferecidos pela UEA para ganhar bolsa e estudava as vertentes do teatro fazendo cursos e audições para conseguir trabalhos”, finalizou Gabriel.
Nenhum comentário