FOCO NO CARNAVAL: PROJETO REALIZA AULAS GRATUITAS DE DANÇA EM MANAUS

Foto: Divulgação



Depois do recesso das festas de fim de ano, o Projeto Nova Era em Movimento volta com todo gás, com aulas gratuitas de dança, de ritmos variados, mas já com foco no carnaval.

O objetivo do projeto, desenvolvido nas unidades do Super Nova, é estimular a prática de atividade física e hábitos saudáveis. As aulas são de ritmos variados e, nesse período do ano, com foco especial no carnaval.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras nos estacionamentos das unidades Silves e Flores, das 18h às 19h, e Alvorada, Grande Circular, Viver Melhor e Cidade Nova, das 19h às 20h. Os locais já se tornaram pontos de encontro dos amantes da dança.

A ideia de utilizar os estacionamentos como espaço para as aulas surgiu como uma forma de otimizar o uso do ambiente externo das lojas, permitindo que os participantes desfrutem de uma atividade física descontraída e de fácil acesso.

“Os estacionamentos oferecem um bom espaço e, ao mesmo tempo, criam um ambiente aberto e agradável para todos os participantes. O fato de ser ao ar livre torna a experiência ainda mais agradável”, explica a gerente de Marketing do Nova Era, Viviane Cavalcante.

Com a aula acontecendo ao ar livre, os participantes têm a chance de conhecer a metodologia “Hits Dance Brasil”, que combina uma variedade de ritmos para criar aulas dinâmicas e envolventes.

As aulas incluem ritmos do momento, como funk, axé, swingueira e os hits mais populares do TikTok. Inclui ritmos regionais, como carimbó, beiradão, boi-bumbá e Calypso, além do segmento retrô, com as músicas mais tocadas no passado. Para completar, há ainda o eletro dance, com flashbacks e músicas eletrônicas, garantindo uma experiência musical completa.

“Trabalhamos com ritmos variados, buscando sempre manter a energia alta e fazer com que as pessoas se sintam à vontade para dançar. Nesse período do ano, procuramos enfatizar bem os ritmos que predominam no carnaval, já preparando os clientes para a folia momesca. O objetivo maior é criar um ambiente de diversão, onde a dança seja acessível a todos”, afirma o coordenador do projeto, Márcio Prata, um dos comendadores da Câmara Brasileira de Cultura – Região Norte.

Ainda de acordo com o coordenador, o projeto também oferece um espaço de socialização, reunindo pessoas de diferentes idades e promovendo a interação entre elas. “A dança não é só um exercício, mas também uma forma de fortalecer laços sociais. Temos participantes de todas as idades, e a convivência nesse espaço proporciona momentos de descontração e novas amizades”, comenta.

Benefícios para todas as idades

O Projeto Nova Era em Movimento oferece benefícios significativos para todas as faixas etárias, como explica Márcio Prata.

“Para as crianças de 6 a 12 anos, as aulas de dança são fundamentais para o desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. Além disso, elas estimulam a memória e a concentração, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmico e lúdico. A socialização também é um aspecto importante, permitindo que as crianças criem amizades e desenvolvam respeito, ao mesmo tempo que aumentam a autoestima”, disse.

Entre os jovens de 13 a 25 anos, segundo o coordenador, as aulas trazem benefícios focados no aprimoramento físico, com ênfase na flexibilidade, força e resistência.

Mas não é só o corpo que se beneficia, pois Márcio Prata explica que a dança também atua na redução do estresse, proporcionando uma válvula de escape para as pressões do dia a dia, assim como ajuda a desenvolver a autoconfiança e a capacidade de socializar, aspectos essenciais para o desenvolvimento pessoal na juventude.

Para os adultos de 26 a 59 anos, o coordenador afirma que a dança oferece uma importante contribuição para a manutenção física, preservando flexibilidade, força e resistência.

Ao mesmo tempo, a prática regular reduz o estresse e melhora a qualidade de vida, promovendo uma melhoria cardiovascular e reduzindo o risco de doenças, estimulando também a criatividade, dando aos adultos uma oportunidade de explorar novas formas de expressão.

No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, Márcio Prata explica que as aulas são particularmente benéficas para a preservação da mobilidade e para a prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson e osteoporose, também favorecendo o desenvolvimento cognitivo, estimulando a memória e a concentração.

Para o coordenador, a socialização desse público, por sua vez, combate o isolamento e a solidão, proporcionando uma sensação de pertencimento e bem-estar.

O Projeto Nova Era em Movimento

As aulas são conduzidas por uma equipe de professores altamente qualificados, sob a coordenação de Márcio Prata, e incluem nomes como Francisca Isnarcley, Emília Tananta, Darlene Viana, Edy Santos, Raquel Oliveira, Ena Kramer, Emerson Alves, Cianny Waikiru’wato e Lene Araujo.


Com informações da asssessoria


Nenhum comentário