MALÁRIA ESTÁ CONCENTRADA EM 40,2% EM ÁREAS INDÍGENAS DO AMAZONAS

 

Foto: Juliana Radler/ISA



Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), apontam que no Amazonas, a malária está concentrada em 40,2% em área indígena.

Conforme o cenário epidemiológico, em primeiro lugar neste ranking está a área rural com 42,6%.

Durante o ano de 2024, o estado registrou 62.065 casos novos da doença, sendo a maioria no município de São Gabriel da Cachoeira (10.595), seguido por Barcelos (6.378) e Manaus (5.883).

Sala de situação no Vale do Javari

Nesta quinta-feira (16), a SES-AM participou da inauguração da sala de situação de monitoramento de malária em área indígena do Vale do Javari, realizada em Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus.

A equipe de saúde também teve a presença do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), através do Departamento de Doenças Transmissíveis; do Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (DSEI – Vale do Javari) e da Prefeitura de Atalaia do Norte.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

A região indígena do Vale do Javari é território de vigilância da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). As ações são operacionalizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (DSEI – Vale do Javari). Enquanto Vigilância em Saúde do Amazonas, a FVS-RCP dá suporte às ações realizadas contribuindo para a ação colaborativa e interinstitucional dando andamento ao enfrentamento da malária no Amazonas.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o lançamento da sala de situação do Vale do Javari é um avanço no fortalecimento do monitoramento de doenças na região. “O acompanhamento detalhado do número de casos e a respectiva resposta é estratégica para subsidiar ações de controle vetorial, mas também servirá para monitoramento de várias doenças”, destaca.

A coordenadora do Programa de Controle da Malária no Amazonas, Myrna Barata, acrescenta que o monitoramento fortalece, de forma complementar, a equipe de saúde de Atalaia do Norte. “A sala de situação de malária do Vale do Javari é uma das estratégias diferenciadas para a vigilância e controle da malária nas populações indígenas do Vale do Javari”, disse.
















FONTE: DIA A DIA NOTÍCIA

Nenhum comentário