“NÓS NÃO PRECISAMOS DELES, ELES PRECISAM DE NÓS”, DIZ TRUMP SOBRE O BRASIL
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta segunda-feira (20) que os Estados Unidos não precisam do Brasil, mas defendeu que a relação entre os dois países seja “ótima”. A declaração foi dada durante a assinatura dos primeiros decretos do novo governo, no Salão Oval da Casa Branca, logo após a posse.
Ao ser questionado por jornalistas sobre as relações com o Brasil e com a América Latina, Trump declarou: “Ótima, deve ser ótima. Eles precisam da gente mais do que nós deles. Nós não precisamos deles. Todos precisam da gente”. A declaração ocorre em meio a especulações de que o governo republicano poderia voltar a impor tarifas sobre produtos brasileiros e dificultar os avanços do Brics em criar uma moeda própria para comércio internacional.
Trump também foi questionado sobre o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. Lula tentou se consolidar como mediador do conflito em 2023, mas passou a ser visto por Kiev como um aliado pró-Rússia. Sobre o tema, Trump comentou: “Isso é bom. Estou pronto. [Mas] Como o Brasil se envolveu nisso? É novo para mim, não sei como o Brasil ficou envolvido”.
Mais cedo, Lula se manifestou sobre a posse do republicano por meio das redes sociais, desejando sucesso ao novo governo dos EUA. O presidente brasileiro destacou que as relações entre os dois países são “marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário