PROJETO DE JOANA DARC QUER IMPLEMENTAR SISTEMA DE MULTAS POR MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS VINCULADOS AO CPF


Divulgação 


A deputada Joana Darc (UB), autora do Projeto de Lei (PL) n° 1003/2024, defende que a propositura seja aprovada na volta dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta pretende instituir o “Sistema Estadual de Multa por Maus-Tratos a Animais Vinculados ao Cadastro de Pessoas Físicas CPF”, para garantir a efetividade das penalidades aplicadas em casos de maus-tratos à fauna. 

A justificativa aponta que o abandono e os maus-tratos aos animais são problemas persistentes que exigem medidas rigorosas para garantir a proteção e o bem-estar animal. Para a parlamentar, apesar das legislações existentes, a aplicação das penalidades muitas vezes enfrenta desafios relacionados à identificação e cobrança dos infratores. 

“Esse projeto de lei propõe a vinculação das multas por maus-tratos aos animais, sejam domésticos ou silvestres, ao CPF ou CNPJ do infrator, aumentando a eficiência no cumprimento das sanções no Amazonas. Todos os dias recebemos diversos casos e com essa lei é possível monitorar e cobrar as penalidades com mais eficiência, dificultando a impunidade”, defendeu. 

Vale ressaltar que experiências similares em outros estados e países demonstram que a aplicação rigorosa de penalidades financeiras reduz significativamente a reincidência de infrações. 

Impacto educacional  
 

A propositura reforça a fiscalização e integração com sistemas estaduais, amplia a capacidade de identificação e responsabilização de infratores. 

Para Joana Darc, o impacto educacional que carrega a propositura serve para contribuir na educação sobre os crimes de maus-tratos aos animais, trazendo mais proteção à fauna silvestre e doméstica do Amazonas. 

“As penalidades mais rigorosas contribuem para a conscientização da sociedade sobre a gravidade dos maus-tratos aos animais. Isso é um crime que precisa ser combatido de todas as maneiras, e sabemos que fazer doer no bolso do indivíduo faz com que alcancemos resultados positivos quando o assunto é reduzir os casos de animais maltratados”, disse. 

Destino das multas
 

O projeto defende que a destinação das multas seja enviada para o Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, para ficar garantido que os recursos sejam utilizados para resgate, cuidado e reabilitação de animais vítimas de maus-tratos no Amazonas

Nenhum comentário