TANZÂNIA CONFIRMA SURTO DE VÍRUS MARBURG
A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, anunciou nesta semana que o surto em investigação na região de Kagera foi confirmado como sendo causado pelo vírus Marburg. A declaração foi feita em coletiva de imprensa ao lado do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na capital Dodoma.
A confirmação veio após exames realizados em um dos casos testarem positivo para o vírus Marburg, um patógeno da mesma família do Ebola, conhecido por sua alta taxa de letalidade, que pode chegar a 90%.
De acordo com informações divulgadas pela OMS, até o dia 11 de janeiro foram registrados nove casos suspeitos, dos quais oito resultaram em óbito. A organização mantém equipes no local para monitorar a situação e implementar medidas de contenção do surto.
O vírus Marburg é transmitido por contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, bem como por superfícies contaminadas. Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares, vômitos, diarreia e hemorragias internas.
O diretor-geral da OMS destacou a necessidade de uma resposta rápida para evitar a disseminação do vírus. “A OMS está trabalhando em estreita colaboração com o governo da Tanzânia para conter o surto e salvar vidas. A comunidade internacional precisa estar alerta e apoiar os esforços em curso”, afirmou Tedros.
Este é o primeiro surto confirmado de Marburg na Tanzânia. O governo e autoridades de saúde estão intensificando ações de vigilância, rastreamento de contatos e sensibilização da população local sobre como evitar a transmissão do vírus.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário