VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE ATINGIU APENAS CERCA DE 57% DO PÚBLICO ALVO EM MANAUS

Vacina contra a dengue — Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em Manaus, apenas cerca de 57% do público alvo se imunizou contra a dengue desde o início da oferta da vacina, em fevereiro do ano passado. O dado foi divulgado na última sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que alertou para a importância da vacinação.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina está sendo ofertada na capital amazonense ao grupo de 10 a 14 anos de idade - o mais vulnerável a desenvolver as formas graves da doença.

No entanto, o levantamento da Semsa indicou que apenas 93.154 pessoas desse segmento estão imunizadas, o que corresponde a 57,25% da meta de imunização.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressalta que se vacinar contra a dengue é uma estratégia eficaz para evitar que a doença evolua para os sintomas mais severos.

“O período chuvoso é sempre desafiador para a saúde pública, porque nessa fase aumenta a transmissibilidade de doenças por arboviroses e as síndromes gripais, mas nesse cenário temos uma arma efetiva que aumenta a defesa do corpo para a infecção causada pela dengue”, salienta o subsecretário.

Como funciona a vacina e onde tomar?

A vacina ofertada na rede municipal de saúde é a Qdenga. O esquema vacinal compreende duas doses da vacina, obedecendo um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.

No caso de crianças e adolescentes que tiveram diagnóstico confirmados para dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. “Mas se a infecção acontecer depois desse usuário ter recebido a primeira dose, orientamos que se espere 30 dias a contar do desaparecimento dos sintomas para que a segunda dose seja recebida”, aconselha o subsecretário.

O imunizante está disponibilizado em unidades de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, nas que atendem no horário ampliado, das 7h às 20h, e nas que funcionam aos sábados, das 8h às 12h.

Nenhum comentário